sexta-feira, 22 de abril de 2011

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO


CONCEITO DE FICHA TÉCNICA

As fichas técnicas são documentos descritivos, e essenciais no planejamento e bom funcionamento de uma empresa, melhorando a qualidade e analisando tempos e custos de cada um dos produtos.

OBJETIVOS DA FICHA TÉCNICA

A ficha técnica é um documento que descreve todos os passos

para a elaboração da peça de vestuário. As fichas técnicas são necessárias para o planejamento, execução e qualidade do produto na indústria de confecção.

A não utilização ou o uso indevido da ficha técnica pode acarretar inúmeros problemas, como a compra errada de insumos, e também falhas na determinação de custo dos produtos.

Para tanto é necessário que cada empresa possua fichas técnicas que ate

nda a sua necessidade, e que as utilize corretamente, pois através dela será planejado todo o processo produtivo, da sua criação até o produto final.


IMAGEM DE : http://fido.palermo.edu/


O setor de planejamento e controle da produção é o responsável pelo desenvolvimento da ficha técnica, mas o seu preenchimento acontece em todos os setores, e cada setor deve ter uma cópia da ficha, e o responsável do setor deve assinar cada uma delas, pois assim temos o controle de todo o processo, além de certificar que todos os colaboradores sabem a respeito do produto em questão.

Reuniões explicativas de como interpretar a ficha técnica, sobre o produto e outras explicações referentes ao processo produtivo devem acontecer sempre no setor de produção. É muito importante que cada um dos colaboradores da sua empresa, principalmente os que estão ligados diretamente ao setor de produção, conheçam cada uma das etapas do processo e saibam exatamente a importância da função que exercem e como fazê-la adequadamente, pois isso é o que garante maior qualidade do seu produto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário